Working Hours Monday - Friday 08:00-16:00
Toll Free 1800.899.900


LIS - Luz na Arquitetura Hospitalar

Iluminação Adequada
Ambientes Hospitalares

Iluminação Técnica

Ambientes hospitalares iluminados da forma correta podem auxiliar o paciente regulando seu sistema metabólico, melhorando suas condições psicológicas e, consequentemente, influenciando no tempo de recuperação.

Ilminação RGB

Com a iluminação RGB é possível criar cenários lúdicos para ambientes infantis divertindo as crianças diminuindo o desconforto. Com efeitos de iluminação é possível projetar um ambiente totalmente diferente do hospital tradicional.

Eficiência Energética

Procuramos estabelecer um diálogo entre luz, espaço e tempo. Combinamos a observação ao estudo da luz natural com visões de ponta sobre as mais recentes possibilidades técnicas de iluminação artificial.



Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a iluminação em ambientes hospitalares possui funções que vão muito além de simplesmente iluminar as salas e corredores. Conforme estudos vêm demonstrando ao longo dos anos, ambientes hospitalares iluminados da forma correta podem auxiliar o paciente regulando seu sistema metabólico, melhorando suas condições psicológicas e, consequentemente, influenciando no tempo de recuperação. Isso sem citar a economia e segurança decorrentes de uma maior eficiência energética resultante de um sistema de iluminação natural moderno e devidamente planejado.

Por que a iluminação adequada em ambientes hospitalares é tão importante? Existem, basicamente, quatro benefícios comprovados de uma iluminação adequada em ambientes hospitalares:



Melhora as condições psicológicas dos pacientes

Apesar de diversos estudos internacionais comprovarem os efeitos negativos da má iluminação sobre o humor dos pacientes. Ambientes extremamente “brilhosos” ou com luz branca e azulada, podem deixar o paciente mais agitado, sem sono e ansioso quanto à recuperação. A falta da iluminação natural por um longo período, pode alterar o ritmo circadiano do paciente e, em alguns casos, levá-lo a um quadro de depressão. Então qual é a iluminação ideal para ambientes hospitalares? A melhor alternativa é instalar janelas e persianas planejadas, que protejam contra os raios de sol, porém que não alterem a cor da luz natural, e também possibilitem ao paciente ajustar a entrada de luz conforme o seu gosto.

Aumento da imunidade dos pacientes

Uma iluminação planejada e flexível nos ambientes hospitalares também contribui significativamente para a regulação saudável do metabolismo e, consequentemente, mais rapidez no desenvolvimento da imunidade dos pacientes. Além do benefício óbvio de uma boa imunidade, que é a preservação da saúde, pacientes com imunidade elevada possuem uma chance muito menor de desenvolver complicações — como a infecção hospitalar — e necessitam de um tempo reduzido de internação, aumentando a segurança do hospital e também melhorando seus resultados financeiros.

Custo de manutenção

Atualmente, existem sistemas de controle solar com custo de aquisição relativamente baixo, mas devido a sua necessidade de manutenções constantes e seu curto período de vida útil, tornam-se cada vez mais caros. O ideal é adquirir um sistema durável e que exija pouca manutenção, pois desta maneira seu custo de aquisição pode até ser superior, porém a curto prazo se torna mais econômico e viável, além de não gerar resíduos para o meio ambiente como produtos de limpeza, lixo, etc.

Definitivamente, a iluminação natural em ambientes hospitalares é uma grande aliada no combate às infecções, desgaste (psicológico e físico) dos pacientes e, principalmente, desperdício de recursos. Estudos demonstram que a infecção hospitalar no Brasil atinge entre 15% e 18% dos pacientes internados. O tratamento de uma infecção hospitalar custa, em média, R$ 55 mil — sem considerar os pacientes que vêm a óbito. Ou seja, investir em um sistema de controle solar adequado e planejado para ambientes hospitalares, não é somente privilégio de alguns grandes hospitais privados e públicos, e sim uma necessidade real e urgente de todas as instituições brasileiras que possuem a nobre missão de salvar vidas.